segunda-feira, 12 de julho de 2010

Avaliação do Protocolo de Manchester - 2ª avaliação

Estabelecer um tempo de espera para atendimento médico de acordo com a gravidade do paciente. Este é o objetivo do Protocolo de Manchester que, depois de dois meses instalado nos hospitais de Joinville, irá passar pela sua segunda avaliação. A Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, juntamente com a Secretaria da Saúde de Joinville irá avaliar a implantação do método no município no dia 22 de julho. O encontro acontece às 19h na sede da SDR – Joinville. A primeira avaliação aconteceu no dia 23 de julho.

De acordo o gerente Regional de Saúde, Douglas Machado, essa nova ferramenta de avaliação busca contribuir na estruturação em rede, no fortalecimento da regionalização da saúde, e principalmente na implantação de uma linguagem única. “Estamos construindo um modelo de atenção onde as condições mais graves tenham maior atenção”, conclui.

Protocolo de Manchester

Os pacientes são pré-avaliados por enfermeiros que os classificam conforme o Protocolo utilizado em âmbito mundial, de acordo com cinco cores. O vermelho indica necessidade de socorro imediato, como parada cardíaca, vítimas de acidentes graves ou com queimaduras profundas. O laranja dá um prazo de cerca de 10 minutos para que o atendimento seja providenciado. O amarelo é para pacientes sem riscos com dores abdominais e convulsões que podem ser atendidos em até uma hora. O verde dá à equipe o prazo de duas horas para o atendimento e o azul é reservado às pessoas que não correm risco algum e que são aconselhado à se direcionarem aos Postos de Saúde.

O Protocolo tem a finalidade de reduzir os índices de óbitos por causas indeterminadas, já que, a partir das Referências estabelecidas, os casos de Urgência e Emergência têm prioridade no atendimento. O método teve início na cidade de Manchester, Inglaterra, em 1997 e se tornou referência mundial. “Nós implantamos este Protocolo em Santa Catarina com base no sucesso desta experiência em outros países, como Reino Unido, Portugal, Espanha, Suécia, Holanda e Alemanha", destaca o secretário Estadual da Saúde, Roberto Hess de Souza.

Mais informações com a Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville pelo telefone (47) 3423-2457.

Nenhum comentário:

Postar um comentário