sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hospital Dr. Jeser Amarante Faria - Hospital Infantil de Joinville atende oftalmologia

Hospital Materno Infantil passa a cuidar da visão dos menores de 18 anos

O Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, inaugurou nessa semana o Ambulatório de Oftalmologia. A partir de agora, a unidade tem capacidade para atender crianças e adolescentes da região que necessitam de cuidados médicos com a visão, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao serviço, os pacientes precisam primeiro se consultar com um médico do posto de saúde, que fará o encaminhamento, caso necessário.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investiu mais de R$ 57 mil na implantação do serviço. “O consultório está muito bem equipado para uma consulta completa das crianças, inclusive com adaptações ergonômicas para os mais baixinhos”, destaca a médica Patrícia Zanotelli Cagliari, que atuará em conjunto com o Dr. Renato Machado Toscano no ambulatório.

No primeiro dia de atendimento, foram realizadas diversas consultas. Uma das pacientes era a Amanda, de 10 anos, que saiu do ambulatório com uma ótima notícia: poderá reduzir o grau das lentes. Isso porque o uso dos óculos logo cedo está corrigindo um problema na membrana do olho. A primeira consulta da criança, há 2 anos, teve de ser em um consultório particular. Agora, ela está sendo bem atendida na rede pública de saúde. “Moro em Araquari e ainda não havia precisado do hospital. Gostei muito do atendimento e das instalações. Já gastei tanto com a Amanda que agora, de graça, será bem melhor”, conta a mãe, Sandra Aparecida Padilha.

Os cuidados da equipe médica não se limitam ao atendimento dos pequenos pacientes. A médica Patrícia orienta os responsáveis para que observem o comportamento das crianças e dos adolescentes. “Para prevenir, os pais precisam ficar ‘de olho' no olho dos filhos. Se a criança está ‘grudada' na televisão, não dá pra fingir que não viu. É a criança que pode não estar enxergando direito. Nesse caso, quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, mais garantido o desenvolvimento e o bem-estar da criança”, explica.

O hospital também atende crianças com problemas de nariz, ouvido e garganta com a duplicação do número de médicos otorrinolaringologistas. Entre os quatro profissionais da unidade está o médico Marcelo Broering de Souza, que explica quais são os motivos mais comuns para que os pequenos iniciem um tratamento especializado. “Muitas vezes, as crianças vão mal na escola ou não dormem direito porque estão com uma inflamação no ouvido, que faz com que elas não escutem direito, ou tenham algum problema com a adenóide, um tecido que obstrui o nariz e dificulta a respiração e o sono”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário