quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Reunião - Pactuação das Urgências

Buscando melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS), um grupo de 26 secretários municipais de saúde das regiões Nordeste e do Planalto Norte, representantes dos hospitais públicos e privados que atendem pelo SUS e também representantes das Secretarias de Estado da Saúde e de Desenvolvimento Regional (SDR) se reuniram para pactuar a proposta de organização das Redes de Atenção as Urgências e Emergências.

Durante o encontro, na tarde desta quarta-feira (3), os representantes dos municípios apresentaram uma tabela onde apontavam quais unidades de saúde de suas regiões têm condições de atender cada paciente. Segundo o gerente Regional de Saúde da SDR-Joinville, Douglas Machado, “nosso objetivo é classificar cada paciente de acordo com cores que variam conforme a gravidade da doença e em seguida encaminhar para que seja atendido na unidade de saúde apta a atendê-lo”.

O primeiro atendimento será feito na unidade de saúde do município. Uma equipe de profissionais da área fará a classificação por risco de morte e, em seguida, encaminhará para o hospital ou pronto atendimento que possa atender aquele paciente com mais capacidade.

O próximo passo da pactuação no atendimento será organizar as tabelas apresentadas pelos municípios. “Vamos comparar os dados e, em breve, nos reunir novamente para estabelecer uma tabela que será usada por todas as unidades de saúde”, conclui Machado.

IMPRENSA

Informações adicionais com o gerente de Saúde da SDR-Joinville, Douglas Machado, pelos telefones (47) 3433-2222 ou 9961-8369.

Nenhum comentário:

Postar um comentário